Festas de S. João

Dia 24 de Junho é o dia de S. João. É o dia no qual se assinala o feriado municipal em vários locais no país, servindo de pretexto para se sair à rua e festejar. Como é hábito, este dia é acompanhado por espetáculos, principalmente musicais..., que se iniciam no dia anterior. A passagem de 23 para 24 é assinalada com um espetáculo pirotécnico que pode durar até quase uma hora. Toda a noite se ouvem marteladas e se cheira o alho-porro. Há sardinha assada, caldo-verde e farturas q.b.. A cidade saiu à rua e a festa até estava animada... veja-se a foto.

Não parece nada o Porto... e não é! É o aspecto da Avenida da Liberdade, em Braga, em plena noite de S. João. Provavelmente um facto desconhecido para uma boa parte da sociedade portuguesa: 24 de Junho é o feriado municipal de Braga e também há um S. João idêntico ao do Porto, só que, infelizmente, é pouco divulgado e praticamente não tem cobertura da comunicação social, à excepção da local. Refira-se que uma das poucas diferenças entre estar nas festas de S. João no Porto ou em Braga são apenas cerca de 50 km mais a Norte ou mais a Sul...
Curiosidade: os primeiros registos do S. João de Braga datam do ano 1515 (http://lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=176994).

2 comentários:

BlogMinho disse...

Caríssim@ blogger:

As inscrições para o Jantar do 1.º EBLBM ainda estão abertas e serão adiadas por mais um dia, ou seja, até Quinta 28 de Junho. Podem fazê-la apenas através do e-mail blogminho@gmail.com. Para a Tertúlia não é necessária marcação prévia.

Quinta 28, ao início da tarde, será disponibilizada a lista definitiva para o Jantar Convívio no BlogMinho, para que caso exista algum erro ou alguma falta possa ser corrigido até as 24h deste mesmo dia.

Para quem não conhece Guimarães improvisamos um MAPA, com referências suficientes para chegar ao Cybercentro de Guimarães, o local do início do encontro. Mesmo assim, quem não tem a certeza que consegue chegar ao local sem se perder, envie um e-mail a pedir um contacto telefónico para que no dia possa ser auxiliado.

Pede-se também o apoio de todos os bloggers do Minho para que divulguem estas informações de modo a que os leitores também possam participar.

Atenciosamente,
BlogMinho.

bio X disse...

O blog está muito interessante. Parabéns!!
Também tenho um blog sobre o ambiente e gostava que o vissitasses e comentasses. Somos o grupo bio_X e pretendemos alertar e sensibilizar as pessoas para a actual degradação do ambiente.
Será que nos poderias pôr como link e ajudar na divulgação do blog??
Se quiseres entrar em contacto connosco o nosso e-mail é bioxesas@gmail.com e o blog é http://biox6.blogspot.com/
Obrigada pela atenção

bio_X