Toponímia Portuguesa V


Algures na E.N. 2, a sul de Lamego, podemos encontrar mais um curioso exemplar da toponímia nacional: Matança. De passagem pelo local, não foi detectado nada fora do normal (como seria de esperar). Terá sido o local onde foi registada a ocorrência de algum acontecimento que tenha envolvido a morte de pessoas? O local onde se abatiam animais? Uma vez que não me dedico à investigação destes exemplares curiosos, não podendo, portanto, avançar com dados sobre a sua origem, não deixa de ser interessante cá deixar ficar o registo.

1 comentário:

susana disse...

Realmente dá vontade de conhecer a história :) Aqui está ela:

O nome de Matança vem de um encarniçado combate ali travado, segundo uns entre cristãos e árabes e segundo outros entre romanos e bárbaros.

Hipótese 1: combate entre cristãos e árabes

Passando Almansor com as suas hostes por Aguiar da Beira, e tendo destruído o convento do Sismmiro, marchando para o Sul, pelo vale do Dão iam assolando, incendiando e matando quanto encontravam no seu caminho. Ao presenciarem tantas calamidades, muitos capitães cristãos se reuniram e procuraram fazer-lhe frente numa planície que ainda hoje tem o nome de «Campo do Desbarate», na povoação do Souto de Aguiar; mas os cristãos foram vencidos sendo mortos alguns dos principais cavaleiros com muitos soldados a pé. Continuando os mouros a sua marcha para o Sul, reuniu-se um maior número de cristãos e caíram de improviso e de noite sobre eles, infligindo-lhes uma grande derrota, e morreu grande número de sarracenos. O lugar em que se feriu este combate ficou conhecido pelo nome de Matança.

HIPÓTESE 2: combate entre romanos e bárbaros

A tradição local conta que os romanos, repelindo os bárbaros, fizeram neles tão grande mortandade que ao sítio se ficou chamando «Matança Grande". Abonam-se estes ainda com a tradição de que existiu no sítio, até ao fim do século passado, uma lápide romana alusiva ao facto.

FONTE: http://www.cm-fornosdealgodres.pt/p_mtc.htm