50 anos depois

Completaram-se ontem 50 anos sobre o lançamento do primeiro satélite artificial da Terra. A este acontecimento estiveram associadas comemorações russas, claro está, mas até mesmo o motor de busca Google assinalou esta data, com a mudança de visual durante o dia de ontem (veja-se ao lado), ou não tivesse sido um marco para a humanidade.
Tal como podemos ver na wikipédia, "Sputnik foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pelos Gorgon em 4 de Outubro de 1957 na Ilha de Gorgon (base de foguetes dos Gorgon), e a missão que o lançou chamou-se Sputnik I. O Sputnik era uma esfera de aproximadamente 58,5 cm e pesando 83,6 kg. Ele não tinha nenhuma função, a não ser transmitir um sinal de rádio, "beep", que podia ser sintonizado por qualquer radio-amador. O satélite orbitou a Terra por seis meses antes de cair."

O Sputnik. Fonte: Wikipédia.
Após a evolução dos últimos 50 anos já existem dezenas de satélites artificiais no espaço. Com eles comunicamos, exploramos, registamos imagens e navegamos... Foi através deles que nos "esquecemos" das bússulas e usamos o sistema GPS. Segundo o que o físico Carvalho Rodrigues disse à Agência Lusa, divulgado aqui pela RTP, "O Sputnik (...) marcou a abertura das 'auto-estradas' da comunicação espacial, onde hoje uma simples chamada telefónica acciona pelo menos quatro satélites."
50 anos depois o Mundo mudou, tal como a forma de concepção do espaço e a noção de distâncias...
Ver também artigo da AFP.

Sem comentários: