Regeneração de óleos (talvez) daqui a 10 anos

"A regeneração e a co-incineração são as duas soluções equacionadas para os óleos usados em Portugal mas a primeira só é viável daqui a dez anos. A opinião é de Rui Lopes, gestor da Enviroil, a única recicladora de óleos em Portugal.
Ou seja, mais cinco anos a acrescentar à actual licença em vigor para a recicladora deste fluxo de resíduos. «As licenças duram-nos apenas cinco anos, e nesse espaço tempo, é impossível ao investidor reunir as condições para o investimento e ter garantias de fornecimento de matéria-prima.
(...)
Contrariando as conclusões da entidade gestora de óleos usados, Rui Lopes não vê viabilidade técnica na regeneração pelo facto de não existirem garantias de funcionamento. «Não há massa crítica para garantir o seu escoamento», acrescenta.
Comparativamente com outros países, a quantidade de óleos usados que vai para regeneração é simbólica. «Portugal, nesta matéria, representa um sexto do mercado espanhol», compara Rui Lopes. A este constrangimento técnico alia-se o facto de não se conhecerem soluções para incorporar óleos base na produção de novos lubrificantes.
Mesmo com a subida do preço do petróleo, o gestor da Enviroil duvida da viabilidade de criação de uma unidade de regeneração em Portugal, pela «falta de dimensão». «Acompanharemos com muita cautela os próximos desenvolvimentos», assegura. Ainda assim, se o Governo decidir avançar com esta solução de tratamento, a Enviroil garante estar à altura do desafio."

Notícia do Ambiente Online, por Ana Cristina Ferreira. Ver notícia completa aqui.

Sem comentários: