O lado negro do Google

Para os amigos do ambiente, o famoso motor de busca Google desenvolveu uma página com um fundo negro. Eis a razão (conteúdo de e-mail anónimo difundido):

"Quando o monitor está todo branco (uma página do Word, por exemplo), o computador consome cerca de 74 watts. Quando está todo preto, utiliza, em média, 59 watts. Partindo deste princípio, há alguns meses atrás, Mark Ontkush escreveu um artigo sobre a economia que poderia ser feita se a página do Google possuísse um fundo preto em vez de branco. Levando em conta a altíssima popularidade do site, seriam economizados, segundo os cálculos de Mark, cerca de 750 megawatts/hora por ano. Em resposta ao post, o Google criou uma versão toda escura da sua searchengine chamada Blackle, que funciona exactamente igual à versão original mas consome menos energia: http://www.blackle.com."

Pode ler-se mais sobre o Blackle aqui. A versão em português (Portugal) está acessível em http://pt.blackle.com/.

2 comentários:

António J. M. Correia disse...

Uma pequena correcção... O Blackle não foi desenvolvido pelo Google, mas sim pela Heap Media (http://www.heapmedia.com/). No entanto, a pesquisa é efectuada através do motor de busca do Google.

Anónimo disse...

Eu emprego Pretoogle.com.pt um pesquisador com motor google mas com fundo em preto como blackle mas na nossa língua.

PRETOOGLE.COM.PT

PRETOOGLE.COM.PT

saude
;)