As inovadoras telhas e azulejos solares

"INOVAÇÃO MUNDIAL NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS
Indústria e Universidades Portuguesas desenvolvem projecto Solar Tiles
O Projecto Solar Tiles – projecto inovador de I&DT a nível mundial –, a ser desenvolvido por um consórcio de 9 entidades nacionais, e que concorre ao QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, foi apresentado (...) nas instalações da Revigrés (Águeda).
A Universidade do Minho é uma das entidades promotoras deste projecto sendo o Professor Vasco Teixeira do Centro de Física da UM responsável pela equipa de investigação na Universidade do Minho. A investigação envolvida na UM na área de nanomateriais, revestimentos funcionais e nanotecnologias aplicadas a sistemas eficientes de energia permitirá desenvolver camadas cerâmicas funcionais para aplicações de energia solar fotovoltaica envolvendo integração arquitectónica e eco-design.
O Projecto Solar Tiles – Desenvolvimento de Sistemas Solares Fotovoltaicos em Coberturas e Revestimentos Cerâmicos tem, em termos práticos, a mesma finalidade dos tradicionais painéis solares, ou seja, aproveita a energia solar para produção de electricidade.
Através de um filme que é depositado nos revestimentos cerâmicos, consegue-se captar a energia emitida pelo sol, armazená-la e transformá-la em energia eléctrica. Tal tem como base uma tecnologia extremamente sofisticada, desenvolvida à escala laboratorial e, por isso, com um custo de investimento muito elevado, o que justificou o recurso ao apoio do QREN.
Tecnicamente, consiste no desenvolvimento de protótipos funcionais de produtos cerâmicos fotovoltaicos integrados, de elevada eficiência, para o revestimento de edifícios (telhas e revestimentos exteriores de fachada) que incorporem filmes finos fotovoltaicos (da última geração). Pretende-se que os protótipos a desenvolver se caracterizem por uma elevada qualidade estética e desempenho técnico."
Informação recebida por e-mail.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gosto da ideia
O céu é o limite