Incentivo à Interioridade

Segundo o noticiado no Portal do Cidadão, já foi aprovado o decreto-lei que define um conjunto de medidas de recuperação das regiões com problemas de interioridade.

Notícia publicada:
"Neste diploma são disciplinadas as condições de acesso das entidades beneficiárias, as entidades responsáveis pela concessão dos incentivos, as obrigações a que ficam sujeitas as entidades beneficiárias, bem como as consequências em caso de incumprimento", refere em comunicado.
O documento adianta ainda que “pela primeira vez, é introduzido um mecanismo de revisão das áreas beneficiárias de acordo com critérios previamente definidos e testados em concertação com o Ministro das Finanças e membros do Governo que tutelam as autarquias locais e o ordenamento regional.”
Fonte: Portal do Cidadão

Hoje em dia a interioridade em Portugal está, inevitavelmente, associada ao despovoamento dessas regiões. Este despovoamento (e não desertificação, como muitas vezes o fenómeno é chamado) pode ser facilmente percepcionado através da densidade populacional, que expressa o número de habitantes por unidade de superfície. Veja-se o Mapa de Densidade Populacional em Portugal, no ano 2003, acessível na Página Oficial da Presidência da República Portuguesa:


Também no blog Geografia do Professor Eduardo se pode visualizar um mapa de densidade populacional para o ano de 2007 (?). Ver mapa aqui.

Sem comentários: