Dia Mundial da Árvore

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Árvore/Dia Mundial da Floresta.
O primeiro dia da Primavera no hemisfério Norte é no dia 20 de Março, dia este que se torna simbólico na natureza, pois deixa de estar "adormecida" pelo frio do Inverno. Associado ao "acordar" da natureza com a chegada da Primavera está o rejuvenescimento da mesma, sendo, de certa forma, em associação ao rejuvenescimento da floresta que surgiu o Dia Mundial da Árvore. Este dia teve as suas primeiras comemorações oficiais no ano de 1872, no estado do Nebraska, EUA.

Apesar de designado de Dia Mundial, não o é na realidade. No hemisfério Norte comemora-se do dia 21 de Março (segundo dia da Primavera Boreal, que começa no equinócio de Março), no Brasil comemora-se no dia 21 de Setembro (data que precede o início da Primavera Austral do hemisfério Sul, que começa com o equinócio de 23 de Setembro), e nos Estados Unidos comemora-se em 23 de Setembro, data do aniversário de Julius Sterling Morton, que foi morador do estado do Nebraska e "que incentivou o plantio de árvores naquele estado" (in wikipédia).
Este dia deveria ter uma designação do género: "Dia Boreal da Árvore" no hemisfério Norte e "Dia Austral da Árvore" no hemisfério Sul [ :) ].
Faça-se justiça à expressão "Plantar uma árvore, ter um filho, escrever um livro" e não se esqueçam de, pelo menos, hoje plantar uma árvore...

Sem comentários: