Campanha de Reciclagem de Rolhas da Quercus

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, lançou recentemente uma campanha de reciclagem de rolhas de cortiça. Esta campanha, desenvolvida pela Quercus através do programa Green Cork em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological, pretende-se proceder à plantação de um milhão de árvores no prazo de 5 anos.
As rolhas de cortiça têm sofrido diversas pressões nos últimos anos, nomeadamente de outros produtos que lhe são concorrentes, os vedantes sintéticos e cápsulas de alumínio. No entanto estes são derivados de indústrias nocivas para o ambiente, ao contrário da indústria da cortiça que ainda contribui para a sustentabilidade das comunidades locais.
A cortiça é o produto que mantém vivos os montados de sobreiros, e estes sõ responsáveis pela absorção de toneladas de CO2, um dos gazes que provoca o efeito-estufa e do associado aquecimento global.
Todos nós podemos já começar a pensar em contribuir com este programa, uma vez que no passado Dia da Terra foram iniciadas as recolhas nos restaurantes, e no próximo dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, serão disponibilizados os "Rolhinhas", recipientes para o depósito de rolhas, nos hipermercados Continente. A rede de recolha será posteriormente alargada.
Pormenores do programa na página do Green Cork.

Sem comentários: