Alternativas aos combustíveis fósseis?

Agora que os combustíveis atingem preços recorde quase diariamente, começamos todos a pensar em alternativas ou em formas de minimizarmos os efeitos que o seu consumo provoca. Só é pena que se pense nos efeitos que provocam nas nossas carteiras e não nos "outros" efeitos (pelo menos numa grande percentagem dos casos)...
Soluções alternativas, que sejam realmente alternativas, não há muitas. Promovem-se veículos com dois motores, quase como se fossem fenomenais, mas na realidade poupam pouco mais que 1 ou 2 litros por cada 100 km percorridos em relação a muitos outros existentes no mercado... Fala-se do GPL: um carburante derivado do petróleo (mas é mais barato)... Provavelmente a melhor opção alternativa: transportes públicos. Só é pena que não exista uma verdadeira rede de transportes numa boa parte das cidades portuguesas.
Mais alternativas? Sim, existem... talvez o correcto será dizer: existiram.
EV1 da General Motors foi uma delas. Foi o primeiro modelo automóvel eléctrico de produção em série, fabricado nos EUA em 1996. Ao que parece eram rápidos, silenciosos e, claro, não poluíam. Em 1997 também a Nissan apresentou um veículo eléctrico, o Hypermini. E ainda... a Toyota produziu uma versão eléctrica de um dos seus todo o terreno, o RAV4EV.

EV1 da GM. Foto: Recicla
Pontos comuns entre estes 3 modelos (para além de serem eléctricos): foram recolhidos pelos fabricantes e foram destruídos (parece que também não eram vendidos, mas sim alugados).
Fica uma pergunta "inocente": não seria do interesse de todos nós que estes veículos continuassem a ser produzidos e em circulação?
Recomendo visita à página do EV1 Club. Contém várias ligações e fotos ilustrativas.

Sem comentários: