Alterações climáticas e o solo gelado da Antárctida

No âmbito do Ano Polar Internacional 2007-2008, o Programa Gulbenkian Ambiente apoiou um projecto de investigação liderado pelo Professor Gonçalo Viera da Universidade de Lisboa. Este projecto envolveu várias componentes, sendo uma delas o projecto PERMADRILL-2007 (Permafrost Drilling in the Maritime Antarctic) visando a monitorização do permafrost (solo permanentemente gelado) e da camada activa (parte superficial não gelada) nas ilhas Livingston e Deception, Ilhas Shetland do Sul, próximo da Península da Antárctida. Esta componente consistiu na instalação e manutenção de duas perfurações de 20 a 25 metros de profundidade para monitorização das temperaturas do permafrost. Estas perfurações serão registadas com a designação de Gulbenkian 1 e Gulbenkian 2 no quadro da Global Terrestrial Network for Permafrost.

Foto do Portal Polar, por José Xavier

Em toda a Antárctida só existem, actualmente, 4 estruturas de tipo e profundidade semelhantes. O estudo do permafrost é um dos meios mais seguros para detectar a evolução do processo de alterações climáticas, que é particularmente relevante numa zona do globo como a Antárctida, onde a temperatura média aumentou 2,5ºC no último meio século.
Na sequência do projecto investigação, irá ter lugar no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa, no próximo dia 17 de Junho, uma pequena conferência onde se falará das Alterações climáticas e o solo gelado da Antárctida.

Sem comentários: