O Poder das Estrelas... e da Internet...
"O diplomata norueguês Charung Gollar, foi incumbido de apresentar, na ONU, mês passado, um gráfico mostrando os principais problemas que preocuparam o mundo no decorrer de 2005. Apresentou uma série de oito gráficos, intitulada 'O Poder das Estrelas'... Foi aplaudido de pé! E seu trabalho foi indicado a concorrer para o prémio Nobel em Marketing político... Vejam os gráficos!"
Aparentemente tudo bem... Achei interessante e procurei mais informação. Conclusões: no site de pesquisa da ONU não consta ninguém com o nome Charung Gollar; afirma-se mesmo que Charung Gollar não existe (por exemplo aqui); as "bandeiras" constituem uma campanha da Foote Cone & Belding - Publicidade, Lda para a revista Grande Reportagem (também se soube hoje que a revista vai fechar actividade por falta de viabilidade económica do título) e foi premiada em Cannes (ufa... finalmente informação credível... ver aqui, no DN). A campanha é designada "Bandeiras", sendo frequentemente chamada de "O poder das estrelas". Teve mais poder a internet, que conseguiu difundir e atribuir a autoria de um trabalho a um nome errado.
Mesmo com algumas informações falsas existentes na apresentação (como muitas outras que encontramos na internet e que devem ser 'filtradas' antes de 'consumidas'), não deixa de valer a pena ver as "Bandeiras" da campanha porque o trabalho realizado fala por si...
Angola
Burkina Faso
Somália
Colômbia
China
Brasil
União Europeia
Estados Unidos da América
Sem comentários:
Enviar um comentário