O Poder das Estrelas... e da Internet...

Circula pela internet uma apresentação de slides onde são exibidas bandeiras usadas como gráficos, que ilustram e caracterizam genericamente alguns problemas em 8 países. Essa apresentação já correu todo o Mundo, estando já traduzida em várias línguas, e começa com o seguinte texto:

"O diplomata norueguês Charung Gollar, foi incumbido de apresentar, na ONU, mês passado, um gráfico mostrando os principais problemas que preocuparam o mundo no decorrer de 2005. Apresentou uma série de oito gráficos, intitulada 'O Poder das Estrelas'... Foi aplaudido de pé! E seu trabalho foi indicado a concorrer para o prémio Nobel em Marketing político... Vejam os gráficos!"

Aparentemente tudo bem... Achei interessante e procurei mais informação. Conclusões: no site de pesquisa da ONU não consta ninguém com o nome Charung Gollar; afirma-se mesmo que Charung Gollar não existe (por exemplo aqui); as "bandeiras" constituem uma campanha da Foote Cone & Belding - Publicidade, Lda para a revista Grande Reportagem (também se soube hoje que a revista vai fechar actividade por falta de viabilidade económica do título) e foi premiada em Cannes (ufa... finalmente informação credível... ver aqui, no DN). A campanha é designada "Bandeiras", sendo frequentemente chamada de "O poder das estrelas". Teve mais poder a internet, que conseguiu difundir e atribuir a autoria de um trabalho a um nome errado.

Mesmo com algumas informações falsas existentes na apresentação (como muitas outras que encontramos na internet e que devem ser 'filtradas' antes de 'consumidas'), não deixa de valer a pena ver as "Bandeiras" da campanha porque o trabalho realizado fala por si...

Angola

Burkina Faso

Somália

Colômbia

China

Brasil

União Europeia

Estados Unidos da América

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