Urbanismo: um direito ou um dever?

As duas fotos abaixo ilustram o ponto de situação, no passado mês de Abril, de uma edificação que está a ser feita na Vila do Gerês.
Quanto às mesmas o que dizer? Muito ou nada... Nada, porque elas "falam" por si! Muito, porque o novo edifício simplesmente não encaixa no local.
Temos volumetria desadequada que contrasta drasticamente com os restantes edifícios da envolvente; Construção de alta densidade em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês; Local de grande interesse turístico (provavelmente o que contribuiu para este panorama) onde existe uma estância termal, caracterizado pela harmonia e calma (harmonia agora quebrada...); Os edifícios que fazem fronteira à nova construção parecem "esmagados" por esta; O fundo do vale foi praticamente todo ocupado. Será que se colocou a hipótese de aproveitamento hídrico? (duvido...)... Fiquemos por aqui para não entrarmos noutras questões como a de saber quem é o proprietário da obra e de qual é o interesse de um mamarracho* destes num local como a Vila do Gerês.

Construção vista no sentido ascendente da EN 308-1 (aprox. S-N)

Construção vista no sentido descendente da EN 308-1 (aprox. N-S)
(A Este do fundo do vale situa-se a Rua Dr. Manuel Gomes de Almeida)
* Definição de "mamarracho" na
Priberam: 'do Lat. mamarracho; s. m., figura defeituosa e ridícula; pintura ou escultura mal feita; qualquer obra mal feita, imperfeita.'

1 comentário:

Rogeriomad disse...

Poxa, que cena mais manhosa. A primeira foto está muito boa, mostra tudo o que bem referes. Eu é que não queria morar num daqueles edifícios ao lado... os que ficarão com as janelas à sombra! eheh

Abraço