A Regionalização em Portugal

Hoje, 8 de Novembro de 2008, assinalam-se 10 anos sobre a realização do segundo referendo em Portugal. Este foi o referendo da Regionalização. Foram colocadas duas perguntas: "Concorda com a instituição em concreto das regiões administrativas?" e "Concorda com a instituição em concreto da região administrativa da sua área de recenseamento eleitoral?". Era proposta a instituição de 8 Regiões Administrativas: Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Litoral, Beira Interior, Estremadura e Ribatejo, Lisboa e Setúbal, Alentejo e Algarve. A consulta pública obteve 34,97% dos votos favoráveis, 60,87% desfavoráveis, sendo contabilizados 76395 votos nulos (1,84%) e mais de metade dos eleitores portugueses abstiveram-se: 51,88% (dados da CNE). Destas percentagens resultou o mapa que se segue, com os resultados da votação por distrito.

Retirado da CNE

Aqui, no Registos Geográficos, foi realizada uma pequena sondagem cuja votação terminou ontem. Em votação: "Concorda com a instituição de regiões administrativas em Portugal?". Resultados: dos 40 votos que a sondagem registou, 10 (25%) foram contra a instituição de regiões administrativas e 30 (75%) foram a favor. Dos 75% dos votos favoráveis, 53,3% concordam com a instituição de 5 regiões administrativas, 30% concordam com a instituição de 8 regiões administrativas e 16,7% com qualquer divisão administrativa.
Embora estes resultados não sejam representativos, transmitem uma possível mudança de opinião. Caso se realizasse novo referendo talvez o 'sim' vencesse, mas as 8 regiões propostas em 1998 talvez não fossem a melhor opção para a proposta de votação.
Regionalização: sim ou não? Continuam a ser necessárias ideias precisas e um debate esclarecedor...

Sem comentários: