O Mundo visto por um americano

Depois da visão sobre a Europa e das redefinições administrativas de Portugal, fica em falta um mapa-múndi para completar a 'trilogia'. Assim sendo, temos este mapa que representa o Mundo visto por um americano:

Ver também:
- A Europa vista por um 'portuga';
- Portugal estereotipado;
- Novo mapa de Portugal.
Fonte desconhecida.

Congresso Nacional de Turismo e Ambiente


Terá lugar em Sesimbra, entre os próximos dias 30 de Março e 1 de Abril de 2011, o Congresso Nacional de Turismo e Ambiente, dedicado ao tema Turismo em Zonas Costeiras.
No quadro de um novo modelo de desenvolvimento do turismo, este sector integra necessariamente uma perspectiva de sustentabilidade ambiental, económica e social. A estratégia de promoção e desenvolvimento do mesmo deve assim atender às múltiplas dimensões do cluster, entre as quais se destaca a valorização do património natural e a implementação de projectos sustentáveis em termos de ecoeficiência. A aposta no Ambiente é, de facto, decisiva para a sustentabilidade do sector turístico.
Aceder à página web do CNTA.
Aceder ao perfil no Facebook do CNTA.
Contactos:
Tel. 1: 217 500 000 (ext. 22542)
Tel. 2: 217 500 826
Fax: 217 500 207
E-mail: cnta2010@fc.ul.pt

SIG de apoio aos PDFCI


Os técnicos dos Gabinetes Técnicos Florestais confrontam-se com a necessidade de elaborar cartografia de apoio aos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). Pretende-se dar competências práticas em SIG aos técnicos que lhes permitam ser capazes de elaborar com autonomia, a cartografia necessária aos PMDFCI e às suas actividades em geral.
Com início no dia 19 de Fevereiro de 2011, num total de 27 horas e promovido pelo Departamento de Geografia, irá decorrer na Faculdade de Letras da Universidade do Porto o curso de formação 'SIG de apoio aos PDFCI'. É essencialmente destinado a Técnicos de Gabinetes Técnicos Florestais (GTF) e de Organizações de Produtores Florestais (OPF), estudantes e/ou profissionais interessados na elaboração de cartografia de risco de incêndio.
Todas as informações relacionadas disponíveis AQUI.

Aceder ao programa.
Aceder às candidaturas online.

Portugal lidera SIG

Os estados-membros da União Europeia apresentaram em 2010 os primeiros relatórios anuais de execução da directiva Inspire e Portugal foi, a par da Espanha, um dos países que mais dados geográficos reportou.

Ao todo, foi reportada a existência de 435 conjuntos de dados geográficos em Portugal, relativos aos anexos da Directiva e de 43 serviços, na sua maioria no que diz respeito a visualização.

Aos cidadãos europeus, a directiva deverá trazer, ainda, a possibilidade de facilmente encontrarem, através da Internet, informação útil em termos de Ambiente e outras temáticas, permitindo também que as autoridades públicas beneficiem mais facilmente de informação produzida por outros organismos, permitindo cruzar variados tipos de informação e evitar encargos desnecessários na produção de dados.

Para ultrapassar os problemas identificados, foram tomadas várias medidas, incluindo o estabelecimento de protocolos de colaboração e partilha de informação geográfica, a eliminação de informação redundante e a adopção de regras comuns para a informação geográfica, assim como a criação de um modelo simplificado de contrato de partilha de dados.

Notícia completa: Portal Ambiente Online.

Portugal estereótipado

Já temos um Portugal continental actualizado depois de Mário Lino, uma Europa vista por um português... e que tal um Portugal estereótipado no wehavekaosinthegarden, de acordo com a política socretina?

Do Tempo e Da Paisagem


De autoria de Henrique Pereira dos Santos, irá ser apresentado na sede da Campo Aberto o livro 'Do Tempo e da Paisagem'. Será no próximo dia 11 de Janeiro de 2011 em dois horários distintos: às 18:oo e às 21:30 horas.
Pequeno mas original e crítico, o que o torna motivo de sobra para uma troca de impressões sobre o território, o fogo, o prato, as ilusões, as paisagens artificiais, os micróbios, o tempo (que constam do nome dos vários capítulos) e sua influência na paisagem portuguesa. Henrique Pereira dos Santos, arquitecto paisagista, tem uma carreira profissional essencialmente ligada ao ordenamento e gestão em áreas de conservação da natureza. Foi dirigente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade vários anos, tendo ocupado o cargo de Vice-Presidente. É actualmente consultor independente na área da gestão da biodiversidade.
A entrada é livre e no dia da apresentação será possível adquirir o livro, autografado pelo autor.
Mais informações disponíveis AQUI.

A Europa vista por um 'portuga'

Para começar 2011 com boa disposição... esta seria a Europa vista por um português:


Fonte desconhecida.