Ponto Electrão

No passado dia 18 de Dezembro a Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos) lançou o Ponto Electrão. Este é um simples contentor para o depósito dos REEE's (Resíduos de Equipamentos Elécticos e Electrónicos) para que sejam reencaminhados para reciclagem. Esta iniciativa inédita na Europa está disponível, por enquanto, em alguns centros comerciais, permitindo o depósito de electrodomésticos com 55 centímetros de diâmetro. É de facto uma boa ideia... Esperemos que com a ampliação dos locais dotados destes Pontos Electrões se promova um melhor ambiente, evitando-se os tristes cenários que por vezes ainda se encontram nos locais menos esperados!
Fonte: Ambiente Online. Ver notícia completa.

De acordo com a secção dedicada aos REEE do site da Amb3E, "...os Distribuidores (Grossistas ou Retalhistas) são responsáveis por assegurar gratuitamente a recolha de REEE, sem encargos para o detentor.
Assim, no acto da compra de um Equipamento Eléctrico e Electrónico novo, e que desempenhe as mesmas funções que o REEE (resíduo) que detém, pode entregar este último o qual, aliás, deve ser recebido gratuitamente.
Se, em consequência das dimensões ou peso do REEE que detém, não o puder transportar, pode solicitar à Entidade que procede à venda do Equipamento novo, que recolha no seu domícilio o REEE, o que deverá também ser feito gratuitamente."
É caso para dizer que só despeja por aí os electrodomésticos velhos quem quer... e quem não tem o mínimo de consciência ambiental...

Sem comentários: