Dois em Um (duas vilas numa freguesia)

No passado dia 15 de Dezembro o Jornal dos Carvalhos, um jornal regional do concelho de Vila Nova de Gaia, publicou uma notícia onde referia que Carvalhos era Vila há 20 anos. E perguntam-me: "E?". Realmente aquilo que se pode dizer é que é uma situação curiosa, que eu desconhecia ser possível (talvez por ignorância...).
Antes de ir à essência da questão... Carvalhos situa-se no Sul do concelho de Vila Nova de Gaia, numa extensão que vai aproximadamente desde o conhecido nó dos Carvalhos da A1 até perto do local onde se situavam as antigas portagens da A1. Possui uma série de serviços e equipamentos, invejável por muitas outras vilas portuguesas, que vão desde as instituições bancárias, bombeiros, GNR (...) até ao prestigiado Colégio Internato dos Carvalhos (ver mais na wikipédia). A notícia publicada é a das imagens abaixo, tendo merecido destaque de primeira página.

O facto de não referir exactamente quais os limites de Carvalhos é precisamente pelo facto de não existirem limites definidos, uma vez que Carvalhos não é freguesia. Carvalhos está no território da freguesia de Pedroso, tendo esta os seus limites administrativos bem definidos. Para ilustrar as divisões administrativas elaborei um mapa bastante simples (meramente ilustrativo) com as freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia (CAOP v.6), onde podemos visualizar a área da freguesia de Pedroso e a inexistência de uma freguesia com o nome "Carvalhos". Esse mapa é o que se apresenta aqui abaixo, sendo de referir que foi elaborado com recurso ao software livre gvSIG... isto apenas para dizer que, mesmo sendo um software de gestão de informação geográfica livre, faz coisas que muitos outros fazem... até tem ferramentas de geoprocessamento.

Sem querer "atirar achas para a fogueira" (como em muitos locais, existem rivalidades entre as gentes dos Carvalhos e de Pedroso), a povoação de Carvalhos mesmo não sendo freguesia foi elevada a Vila antes da própria freguesia de Pedroso (ver Leis de elevação a vila abaixo). Possivelmente Carvalhos é mais facilmente reconhecido por alguém, tudo devido a uma série de factores e condições que se foram criando ao londo dos anos. A algumas delas chamariam-lhe hoje Marketing Territorial. De facto resultaram... e até alguém de Coimbra ou mesmo Lisboa já ouviu falar de Carvalhos, Pedroso nem por isso. Bastam as saídas da A1: dão acesso a Carvalhos! Ah, e Pedroso também, afinal Carvalhos é em Pedroso - a freguesia...

Sem comentários: