Número de mortes supera o de nascimentos

O título deste 'post' é o destaque de primeira página da edição de hoje do jornal Metro. Ainda na primeira página pode ler-se o sub-título "Pela primeira vez em 90 anos", ao qual se segue o texto:
É o culminar da sistemática tendência de envelhecimento da população portuguesa: em 2007, pela primeira vez em 90 anos, o número de mortes foi superior ao de nascimentos registados no nosso país. O número de nados vivos tem vindo a diminuir de forma sensível, revelam os dados do INE.
O artigo publicado é o que se segue abaixo. A última vez que se registaram mais mortes do que nascimentos foi devido à Gripe Espanhola... em 2007 deverá ter sido da crise??!! (está na moda o "ser da crise"...).
Em 2001, aquando da realização dos últimos censos em Portugal, muitos se congratularam pelo aumento populacional, que fez com que a população portuguesa ultrapassasse a barreira psicológica dos 10 milhões de habitantes (10.329.340 indivíduos residentes) mas, a manter-se a actual tendência, brevemente iremos ultrapassar novamente a barreira psicológica dos 10 milhões de habitantes... mas no sentido inverso.

Extracto da edição do jornal Metro de 12 de Setembro de 2008
Na mesma página do artigo pode ainda ler-se na parte superior que "A maioria dos portugueses recicla embalagens de leite e sumos, mas cerca de 25 por cento colocam-nas no ecoponto errado: o azul, em vez do amarelo.". Parece que também aqui, na sensibilização para a reciclagem, ainda há muito trabalho a fazer...

Sem comentários: